Artigos  

Obesidade

   Obesidade é uma doença. Tem inclusive um número no CID (Classificação Internacional de Doenças) que é o E66. É insidiosa e por ser de instalaçao lenta, demora a trazer as repercussões à saúde, mas de acordo com a OMS, 52% da população mundial, ou seja, 4 bilhões de pessoas no mundo, estão acima do peso ou obesos. E não existe "gordinho saudável". Estar acima do peso traz sempre algum dano à saúde.

Suas causas são múltiplas e não existe um único culpado. Vão desde os hábitos alimentares e a inatividade física, até patologias como doenças endócrinas e metabólicas, psiquiátricas e neurológicas, uso de medicações, etc. Mas o fato é que, sempre teremos um desequilíbrio na balança entre o que se consome e o que se gasta. Neste caso, a matemática é simples: necessitamos de uma certa quantidade de kcalorias para viver e se consumimos mais que gastamos, vamos acumular em forma de gordura. E este acumulo gera um cicli vicioso que gera mais acúmulo. É complexo.

E não existe método inovador no tratamento da obesidade. Nem método fulano ou cicrano. Ou receita tal e qual. A verdade é que, o que pode dar certo para mim, pode não dar certo para você. Tudo o que se prescreve em relação à tratamento de obesidade sempre vai ter as letrinha miúdas dizendo que:-"associado a uma dieta adequada e a exercícios físicos e melhora da qualidade de vida"... Aliás, a palavra dieta já significa estilo de vida. Vem do Grego. Procurem. 

E então? Como emagrecer?

Utilizando a ciência, a clínica, a paciência e a persistência para achar qual é o seu "método".

E o que a ciência diz?

Várias coisas, por exemplo:

1. obesidade é uma doença e não tem cura, mas tem tratamento.

2. tem várias causas e não só um vilão como nos filmes de heróis e bandidos.

3. depende 95% de disciplina e 5% de motivação.

4. vai precisar de exames para descartar doenças.

5. vai precisar comer comida de verdade.

6. vai precisar se exercitar sim. Não tem outra forma de gastar energia. E o ideal é a musculação associado a um "cardio (bike, esteira, ergométrica, caminhada) de moderada intensidade e volume.

7. vai precisar aprender sobre o novo processo. Neste caso, quanto mais você sabe, mais você participa e entende o porque do que está fazendo e faz sentido para você o porque está fazendo.

8. vai precisar de Nutricionista e Educador Físico, talvez Psicologo.

9. talvez precise de medicação, pelo menos no início, até você se adaptar ao processo.

Para te incentivar, vamos ao fato: a perda de peso (sair do sobrepeso/obesidade e ir ao peso normal) estatisticamente aumenta em 10 anos sua expectativa de vida.

Animou? Bora cuidar deste Shape?